segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Um novo avanço contra o câncer!



Resultado de imagem para pesquisa contra cancer exame de sangue

Novo exame de sangue detecta 8 tipos de câncer com 70% de precisão
O método também foi testado em 812 pessoas que não estavam doentes, para verificar o número de alarmes falsos. Foram apenas sete enganos.

O câncer, antes mesmo dos primeiros sintomas, começa a deixar rastros no sangue. Eles podem ser pequenos pedaços de DNA mutante, flutuando em meio a glóbulos vermelhos e brancos. Também podem ser proteínas com uma sequência de aminoácidos peculiar, que só poderiam ter sido fabricadas pelas células de um tumor.

Cada tipo de câncer – há mais de cem deles – deixa um rastro de substâncias diferente, um conjunto único de pegadas no seu corpo. É como quando duas pessoas, uma de chinelo e outra de coturno, pisam no cimento fresco da calçada. Agora estamos no caminho de identificar essas pegadas com uma agulhada – ainda nos primeiro estágios do tumor, quando o estrago não é tão grande e o tratamento quase sempre funciona.

É essa a promessa de um novo tipo de exame de sangue, anunciado ontem na Science. Quando aplicado a 1005 voluntários com câncer diagnosticado, identificou a doença e o órgão atingido em 70% dos casos – a taxa de sucesso variou entre 39% e 96% conforme o tipo. Tudo com um vidrinho do líquido, sem raio-x nem ressonância magnética. Entre os tipos testados, estão alguns dos mais comuns: mama, pulmão, ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago e reto. O método também foi testado em 812 pessoas que não estavam doentes, para verificar o número de alarmes falsos. Foram apenas sete enganos.


É claro que ainda há muito a ser aperfeiçoado. A precisão cai para 40% quando são considerados apenas tumores no primeiro estágio de desenvolvimento. É justamente nessa fase, em que o câncer muitas vezes é assintomático, que o método seria mais valioso. Em uma situação ideal, pessoas aparentemente saudáveis poderiam identificar tumores em exames preventivos, desses rotineiros, que fazemos para medir colesterol – e tomar uma atitude enquanto ainda dá tempo.

Seja como for, agora que a ideia está lançada, fica mais fácil desenvolver versões mais eficientes do método – e também mais baratas, que poderão ser aplicadas a uma grande parcela da população. “Esse é um dos primeiros estudos a combinar biomarcadores proteicos e DNA de tumores circulando no sangue como ferramentas de diagnóstico”, afirmou ao The Guardian Chris Abbosh, do University College em Londres, que não participou do estudo. “Também em um dos primeiros a aplicar essas ferramentas a vários tipos de câncer em um grande número de pacientes.” Atualmente, cinco dos nove tumores analisados não tem teste preventivos (no jargão técnico, rastreio ou screening) eficientes.




Fonte: Bruno Vaiano/Super 



quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Chocolate - Porque gostamos tanto disso?

Resultado de imagem para chocolate

A resposta pode parecer simples - porque tem um "gosto bom". Mas vai além disso. Tem a ver com uma determinada relação entre gorduras e carboidratos, a que somos apresentados logo no início de nossas vidas.

Os amantes de chocolate dificilmente abrem um tablete e conseguem se contentar em comer apenas um quadradinho - acabam devorando a barra inteira. E isso também acontece com outros alimentos.

Mas o que faz com que a gente ache algumas comidas irresistíveis? E que características o chocolate compartilha com outros alimentos que simplesmente não conseguimos dizer "não"?

'Limonada e fruta do conde'
O chocolate é feito a partir de grãos de cacau, cultivados e consumidos nas Américas há milhares de anos.

Os Maias e Astecas criaram uma bebida de cacau chamada xocolatl, que significa "água amarga". Isso porque, in natura, os grãos de cacau são bastante amargos.

Para chegar ao grão, primeiro você precisa tirar a casca grossa do cacau, liberando uma polpa de sabor tropical intenso - com gosto entre a limonada e a fruta do conde. Conhecida como baba de cacau, é doce, ácida e muito pegajosa.

Os grãos e a polpa são colocados para fermentar durante vários dias, antes de serem secos e torrados.

Ao serem torrados, liberam uma variedade de compostos químicos, incluindo o ácido 3-metil-butanoico, que por si só tem um odor rançoso, e o dimetil trissulfeto, com cheiro de repolho cozido em excesso.

A combinação dessas e outras moléculas de aroma cria uma assinatura química única que os nossos cérebros adoram.

Mas os cheiros e as memórias felizes da juventude que esses odores provocam são apenas parte da atração do chocolate.

O chocolate contém uma série de substâncias químicas psicoativas interessantes, que incluem a anandamida, um neurotransmissor cujo nome vem do sânscrito - "ananda", que significa "alegria, felicidade, prazer". As anandamidas estimulam o cérebro da mesma forma que a cannabis.

Ele também contém tiramina e feniletilamina, ambas com efeitos semelhantes às anfetaminas.

Além disso, você vai encontrar pequenos vestígios de teobromina e cafeína, conhecidos estimulantes.

Por algum tempo, alguns cientistas de alimentos ficaram entusiasmados com a descoberta. Mas, embora o chocolate contenha essas substâncias, sabemos agora que são apenas alguns traços.

Então, o que mais o chocolate tem?

Ele também tem uma viscosidade cremosa. Quando você tira da embalagem e coloca um pedaço na boca sem morder, você vai notar que ele rapidamente derrete na língua, deixando uma sensação prolongada de suavidade.

Receptores em nossas línguas detectam essa mudança de textura, que, então, estimula os sentimentos de prazer.

Mas o que realmente levou o cacau - uma bebida amarga e aquosa - a se transformar no doce que adoramos hoje, foi a adição de açúcar e gordura.

O acréscimo da quantidade certa de cada um desses elementos é crucial para a apreciação do chocolate. Observe uma embalagem de chocolate ao leite e você vai perceber que ele normalmente contém cerca de 20-25% de gordura e 40-50% de açúcar.

Na natureza, tais níveis elevados de açúcar e gordura são raramente encontrados - pelo menos juntos.

Você pode obter açúcares naturais de frutas e raízes, e há muita gordura em nozes ou no salmão, por exemplo. Mas um dos poucos lugares onde você vai encontrar ambos é no leite.

O leite materno humano é particularmente rico em açúcares naturais, principalmente lactose. É composto por cerca de 4% de gorduras e 8% de açúcares. O leite em pó, que também é usado na alimentação de bebês, contém uma proporção semelhante de gorduras em relação a açúcares.

Essa proporção, 1g de gordura para 2g de açúcar, é a mesma relação que você encontra no chocolate ao leite. E em biscoitos, donuts, no sorvete...Na verdade, essa proporção em particular está presente em muitos alimentos a que não resistimos.

Então, por que você ama chocolate?

Por uma série de razões. Mas também pode ser porque esteja tentando resgatar o gosto e a sensação de proximidade que temos em relação ao primeiro alimento que já experimentamos: o leite materno humano.





Fonte: Michael Mosley/BBC


segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

2018 - Vai mudar alguma coisa?

Resultado de imagem para fim de ano 2017


O ano de 2017 acabou. E infelizmente com ele a esperança de muitas pessoas que quando o ano  começou achavam que seria um grande ano e que muita coisa melhoraria.
Mas o brasileiro já está acostumado a isso. Não só os brasileiros mas quase todas as pessoas do mundo inteiro.
Pouca coisa melhora. E volto a dizer que isso não é pessimismo, mas é a pura realidade.
No momento em que escrevo esse artigo, estou em frente a televisão onde está passando o jornal da Bandeirantes e a reportagem sendo veiculada é sobre a fome que assola a Venezuela fruto de um governo corrupto e autoritário que se preocupa apenas com o poder e está pouco se lixando para a população.
A reportagem destaca a morte de quatro crianças que morreram devido a subnutrição.
Aqui no Brasil quase ninguém mais dá atenção às noticias sobre casos de corrupção. Desde as camadas mais baixas até aos escalões mais altos das instituições públicas como o governo, a corrupção domina como nunca.
O nosso presidente foi pego em escutas telefônicas e seus homens de confiança foram escandalosamente vistos fugindo com malas de dinheiro e mesmo assim continua presidindo esse imenso país. Tudo porque as nossas leis que são feitas por pessoas que estão no poder e que naturalmente não querem perder tal poder, permitem que  isto ocorra.
E quando a população protesta eles dizem que estão cumprindo a lei, Que a constituição permite que isso aconteça. É claro! Como poderia ser diferente se temos um congresso que também só se preocupa com cargos e os parlamentares só se preocupam em não perder seus gordos salários e benesses que eles ganham porque criaram leis que literalmente assaltam a população!
A corrução assola os países da Africa, da Ásia, da Europa, enfim do mundo inteiro.
Na Assíria, as pessoas continuam com aquela guerra civil onde vários grupos querem o poder e aquele famigerado Bashar Al Assad, que cometeu genocídio matando sua própria população com armas químicas não larga o poder de jeito nenhum. E na Coréia do Norte temos um outro megalomaníaco que com seus misseis que ameaçam principalmente o imperialismo  de Donald Trump, um outro chefe de estado completamente despreparado para dirigir uma das maiores potências do mundo, que chegou ao poder devido ao acidente de percurso nas eleições americanas.
É. A situação realmente está difícil para o ano de 2018.
Podemos dizer que é um ano novo com problemas velhos, e que certamente novos problemas surgirão para piorar a situação!






Eliezer Lopes