Inacreditavelmente o que parecia impossível está acontecendo. Os mensaleiros que surrupiaram milhões dos cofres públicos estão aos poucos indo mesmo para a cadeia!
Até sexta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, pode determinar a prisão de mais sete condenados no julgamento do mensalão – entre eles o delator do esquema, Roberto Jefferson e os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).
Nesta segunda-feira, os condenados que já estão na cadeia – lista que inclui o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares e o operador do mensalão, Marcos Valério – devem ter definidos os locais onde deverão cumprir suas penas.
Desde sábado, os mensaleiros presos passam suas noites em uma cela de 12 metros quadrados, com um único cano de água fria para o banho e beliches para dormir no complexo prisional da Papuda. Eles foram transferidos para a capital federal no sábado, dia seguinte à expedição do mandado de prisão.
Esperamos que esta determinação do STF abra um precedente para outros casos de corrupção que estão sendo investigadas, como a roubalheira que aconteceu na prefeitura de São Paulo sobre a fraude no pagamento de impostos articulada por auditores fiscais.
É claro que faltam nomes nesta lista de condenados, mas já é alguma coisa em um país que sempre passou a mão por cima nos crimes cometidos por políticos e empresários que lesaram o erário público.
Esperamos que isto se torne rotina tão logo se prove que pessoas roubaram nosso dinheiro ou que enriqueceram se valendo de seus cargos públicos ou abusando de autoridade para benefício próprio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário