O fumo é um assassino cruel.
Matou cem milhões de pessoas no último século.
Tira cerca de 6 milhões de vidas por ano.
Em média, mata uma pessoa a cada seis segundos.
E nada indica que isso vai mudar.
Autoridades estimam que, se essa situação continuar, em 2030 o número de mortos por causa do fumo passará de 8 milhões por ano. E calcula-se que, até o final do século 21, o fumo terá causado 1 bilhão de mortes.
Os fumantes não são as únicas vítimas do tabaco. Os familiares do fumante sofrem em sentido emocional e financeiro. Além disso, 600 mil não fumantes morrem todos os anos por causa do fumo passivo. Na verdade, cada um de nós é afetado, pois os problemas causados pelo fumo elevam os gastos públicos na área da saúde.
Ao contrário de muitas epidemias que ainda não têm cura, a epidemia do tabaco tem solução. A Dra. Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, declarou: “O único responsável pela epidemia do tabaco é o homem, e essa situação poderia ser revertida pelo trabalho conjunto dos governos e da sociedade.”
As nações do mundo nunca se preocuparam tanto em lutar contra esse problema. Em agosto de 2012, uns 175 países concordaram em tomar medidas para combater o uso do tabaco. No entanto, influências poderosas contribuem para o aumento desse problema. Todo ano, a indústria do tabaco gasta bilhões de dólares com propaganda para atrair novos consumidores, especialmente mulheres e jovens em países em desenvolvimento. Além do mais, visto que o tabaco causa dependência, uma grande parte desses consumidores provavelmente morrerá de doenças relacionadas ao fumo. Hoje há 1 bilhão de viciados em tabaco no mundo. E o número de mortos continuará a aumentar vertiginosamente nos próximos 40 anos, a menos que as pessoas parem de fumar.
O FUMO VICIA
O tabaco contém uma das mais viciadoras substâncias conhecidas — a nicotina. Ela pode ser tanto estimulante como calmante. Durante o fumo, a nicotina é enviada ao cérebro de modo rápido e contínuo. Se cada tragada equivale a uma dose de nicotina, a pessoa que fuma um maço por dia inala em média o equivalente a 200 doses diárias. É a regularidade das doses que torna a nicotina especialmente viciadora. Quando o fumante fica viciado, ele apresenta sintomas de abstinência se seu desejo intenso de nicotina não é satisfeito.
O FUMO PREJUDICA O CORPO
“A ciência já provou que o fumo prejudica praticamente todos os órgãos do corpo e aumenta a incidência de doenças e a taxa de mortalidade”, diz O Atlas do Tabaco (em inglês). Todos sabem que o fumo causa doenças não contagiosas como o câncer e doenças cardiopulmonares. Mas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fumo é também um dos grandes responsáveis pela morte de pessoas com tuberculose e outras doenças contagiosas.
O FUMO PREJUDICA OUTRAS PESSOAS
Tanto a fumaça liberada pelo fumante como a que sai direto do cigarro são tóxicas. O fumante passivo pode contrair câncer e outras doenças. Todo ano, morrem 600 mil não fumantes, a maioria mulheres e crianças. Um relatório da OMS alerta: “Qualquer nível de exposição à fumaça, mesmo de modo passivo, é prejudicial.”
Então pare de fumar enquanto ainda há tempo!
Fonte: AWAKE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário