O primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuse (1910–1995). Em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relés que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Zuse tentou vender o computador ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projetos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a chance aos americanos de desenvolver seus computadores.
Foi na Segunda Guerra Mundial que realmente nasceram os computadores atuais. A Marinha americana, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Harvard Mark I, projetado pelo professor Howard Aiken, com base no calculador analítico de Babbage. O Mark I ocupava 120m³ aproximadamente.
Em 1943, o primeiro computador que já não comporta peças mecânicas é criado graças a J.Mauchly e J.Presper Eckert : o ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer). É composto de 18000 lâmpadas, ocupando 1500 m2. Foi utilizado para cálculos que serviram para aperfeiçoar a bomba H.
O seu principal inconveniente residia na programação:
O ENIAC funcionava unicamente manualmente, programável com computadores ou cabos.
O primeiro erro informático deve-se a um insecto que, atraído pelo calor, foi parar a uma das lâmpadas criando um curto-circuito. Assim, o termo inglês para inseto - “bug”- deu origem ao termo que designa um erro informático, até hoje.
Mas poderíamos dizer que o computador é bem mais antigo, já que, desde que o homem inventou ´dispositivos' para calcular, ele na realidade já estava inventando o computador.
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=elyezer
Nenhum comentário:
Postar um comentário