O Marco Civil da Internet está para ser votado (só não foi ainda pois virou moeda de negociação na crise entre PT e PMDB). Preparem-se, pois a Internet Brasileira JAMAIS será a mesma se o texto atual for aprovado. Cerca de 20 empresas - as que mais faturam - mandam hoje no Brasil. Destas, a primeira no ranking é uma Tele. A 3a também. E eles têm total interesse no "novo" texto que está na fila para ser votado em breve.
O texto original do Marco Civil da Internet previa uma Internet neutra. Uma Internet como a de hoje, na qual o usuário não teria que contratar planos diferenciados para acessar sites ou aplicações específicas. O texto atual já derrubou o princípio da neutralidade - o mais importante. Da forma como ficou, as Teles poderão criar planos de acesso específicos para games, por exemplo, ou para acessar o Facebook. Ou para o NetFlix e serviços semelhantes.
De quebra, o governo incluiu cláusulas que, nas entrelinhas, lhe permitirá controlar quem acessa o quê e de que forma. O que você já não achava nenhuma maravilha, ficará infinitamente pior. E você nem sabia. Pois saiba. Estamos na roça. Usando como pretexto a defesa dos diretos humanos, o governo tenta aprovar essa lei que permitirá que todos seus passos na internet sejam registrados, ou seja os sites que você acessou, os videos que assistiu, os posts e comentários que fez no facebook, os downloads, as músicas que você ouviu.
Um grande absurdo para nós brasileiros se essa lei entrar em vigor definitivamente, iremos ser monitorados de forma completamente desnecessária e seremos vigiados à todos os momentos. Isso já era previsto, pois o tráfego na internet tem um aumento grandioso, e temos praticamente um novo mundo para tomar conta, onde as leis quase não se aplicam e tudo é muito difícil de se monitorar. Sem dúvidas pode trazer benefícios, mas com certeza vão trazer muitos malefícios pois a nossa neutralidade irá terminar. O que acham disso?
Fonte: RODRIGO SABBATINI
Nenhum comentário:
Postar um comentário