Startup paga oito dólares por mês para ter acesso a seus dados de redes sociais.
Uma nova startup chamada Datacoup está chamando a atenção nos EUA por seu modelo de negócios: ela paga até oito dólares para ter acesso a seus dados financeiros e de redes sociais. As informações, processadas de forma anônima (ou seja, em teoria, não dá pra ligar os dados de navegação a seus donos - eles são caracterizados com um perfil do tipo 'mulher, 20 a 25 anos, salário de XXX') são depois vendidas para empresas interessadas em conhecer melhor os hábitos de seu público. Basicamente, o que o Google e o Facebook fazem, com a diferença que o internauta é remunerado por isso.
No momento em que você concorda em usar o serviço, pode escolher que redes ele irá monitorar - Facebook, Twitter, Google+, por exemplo, além de transações de cartão de crédito/débito. Quanto mais informações você inscrever no Datacoup, maior a sua remuneração, chegando ao teto de oito dólares mensais.
Segundo o CEO da Startup, Matt Hogan, a ideia do Datacoup é que o cliente saiba que tipo de informação está vendendo e para quem está vendendo. "O consumidor precisa fazer uma decisão informada", contou ele ao MIT Technology Review. Afinal, a informação que oferecemos em troca de serviços, no caso de grandes empresas de tecnologia, tem valor real no mercado. Claro, parece pouco vender a sua privacidade por oito dólares mas, ainda assim, no momento em que você usa o Gmail, você está fazendo isso 'de graça'.
Por enquanto, o Datacoup está em fase de testes e apenas usuários selecionados podem testar o serviço.
Fonte: LUCIANA GALASTRI/Galileu.
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