Sorria, meu bem, sorriiiia. A recomendação não é só do Agnaldo Timóteo, mas também da ciência: sorrir melhora a memória e diminui o estresse.
Um grupo de pesquisadores da Califórnia convidou 20 idosos, de 60 a 70 anos, para testes. Metade permaneceu sentada, em silêncio, lendo ou usando o celular.
Já o outro grupo foi convidado a ver vídeos divertidos. Depois de 20 minutos, cada voluntário entregou amostras da saliva e fez um teste de memória de curto prazo. O pessoal que havia se divertido tinha níveis menores de cortisol (hormônio do estresse) no corpo e se saiu muito melhor na hora de memorizar coisas.
É que funciona assim: o ato de dar risada (ou de sentir alguma satisfação) aumenta os níveis de dopamina (ela age no sistema de recompensa e faz você sentir prazer) no cérebro, e diminui os níveis de hormônios do estresse. Isso tudo modifica a atividade das ondas cerebrais, deixando a memória mais eficaz. E ainda melhora o sistema de defesa do organismo.
“As habilidades de aprendizado e memorização se tornam um desafio conforme envelhecemos”, diz Gurinder Bains, autor da pesquisa. “Rir com amigos ou mesmo ver 20 minutos de humor na tevê, como faço diariamente, me ajuda a diminuir meu estresse diário”.
Viu só? Conte isso aos amigos que adoram ficar de bico por aí.
Fonte: Carol Castro/Super
Nenhum comentário:
Postar um comentário