quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Canonização de Papas!





O que escrevo hoje vai deixar muitos católicos irados, pois não consigo aceitar a ideia de que simples mortais aqui da terra tenham o poder de determinar quem é santo ou não...!

Acabo de ler uma notícia do jornal 'O Estadão' de São Paulo de que "João XXIII e João Paulo II devem ser canonizados em 2014". Sou um homem que acredito nas Santas Escrituras e em Deus, mas também sou um homem como qualquer outro cheio de pecados e imperfeições assim como foram esses dois papas que agora o Papa Francisco, homem muito carismático que  também granjeou a simpatia dos não católicos, vai canonizar.

Me perdoem, não estou aqui falando mal da Igreja Católica e nem dos seus líderes espirituais - isso deixo para os historiadores, que na realidade não falam mal, apenas registram acontecimentos reais que aconteceram no início da cristandade. A propósito, gostaria de indicar um livro para aqueles que gostam de saber as verdades históricas da humanidade de Maurice Lachatre, escritor francês do século 19, que fez uma brilhante pesquisa na história da Igreja e de seus papas.

O título do livro é pra deixar qualquer católico devoto enlouquecido: Os Crimes dos Papas - Mistérios e Iniquidades da Corte de Roma. Só o prefácio do livro já é espetacular, escrito por  Eduardo Carvalho Monteiro, historiador e jornalista falecido em 2005. Esse livro conta toda a trajetória dos papas que dominaram Roma na Idade Média. E se ele contasse os que passaram por Roma na Idade Contemporânea...!!

Mas voltando ao assunto em questão, sobre a canonização - como podem homens mortais dizer se este ou aquele é passível de ser santo? Isso não é trabalho de Deus, que segundo o Livro Sagrado, conhece os corações dos homens? Claro! Isso é apenas uma opinião minha, e opinião é igual a nariz, cada um tem a sua. Estou apenas compartilhando ela com os leitores deste blog, que podem discordar ou não!

Ao meu ver, Santo para mim, só existiu um, o próprio Cristo e Seu Poderoso Pai - Deus.
Até mesmo os homens que escreveram a Bíblia também cometeram inúmeros pecados e - portanto - acho que Papa nenhum poderia determinar se este ou aquele deveria ser considerado Santo. Mas como salientei antes, essa é a minha opinião. Os católicos que me desculpem!


Ps.  O Livro de Maurice Lachatre está disponível para dowload na Internet.


Eliézer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário