Stormy Daniels, atriz pornô, diretora, empreendedora e tweeter ferozmente engraçada pode ser a mulher que a resistência precisa. Daniels, cujo nome verdadeiro é Stephanie Clifford, pode ser capaz de realizar o que milhões de mulheres indignadas marchando em chapéus cor-de-rosa não puderam - responsabilizar Donald Trump por seu comportamento.
Se seu advogado Michael Avenatti tiver sucesso com a moção que apresentou em 27 de março em Los Angeles, o presidente terá que prestar depoimento sob juramento sobre o pagamento que Daniels recebeu após assinar um acordo de não divulgação para manter silêncio sobre o relacionamento consensual que ela mantinha com Trump em 2006.
O presidente não falou diretamente sobre o caso, mas negou através de seu advogado que o caso aconteceu. Essa manobra legal poderia expor o presidente e seu advogado a todos os tipos de questões sobre lei de financiamento de campanha sobre os US $ 130.000 em “suborno” que Daniels recebeu do advogado do presidente Michael Cohen poucas semanas antes da eleição de 2016. O caso poderia finalmente forçar Trump a dizer a verdade. Ou pode ficar preso nos tribunais durante anos.
Independentemente do resultado legal, Daniels já ganhou em muitos aspectos. Em sua entrevista para o programa 60 Minutes, ela desmontou de forma articulada a armadura machista de Trump de uma forma que um exército de feministas não conseguiu. Pense nisso: um presidente que transforma até mesmo seus relacionamentos com líderes mundiais em um concurso de virilidade sobre qual botão é maior teve que assistir a uma mulher que faz sexo para viver dizer a 22 milhões de telespectadores que ela não queria fazer sexo com ele.
Estranhamente, o homem que não teve nenhum problema em atacar o papa ou todo o FBI não lançou um contra-ataque contra Daniels ou seus outros agressores legais como a ex-modelo da Playboy Karen McDougal, que também apareceu no 60 Minutes para falar sobre um suposto caso com Trump.
McDougal está processando a American Media, que ela diz que a enganou quando comprou os direitos exclusivos de sua história, porque sua intenção era proteger Trump, não ajudar sua carreira como prometido. Ela, como Daniels, decidiu contar tudo antes de os tribunais decidirem. É uma revolta pequena, mas muito visível, contra a cultura de arbitragem forçada e NDAs que protege a reputação dos homens silenciando as mulheres, não apenas em questões pessoais, mas em profissões que vão de finanças a política. Há esperança de que os holofotes sobre esses NDAs de alto risco atinjam uma revolução maior nas empresas, e os tribunais restrinjam o poder desses acordos.
No Twitter, Daniels é tudo menos quieta. Ela não apenas discute seu caso, mas também promove seus vídeos com assinatura e combate os trolls sexistas com humor e um tipo de orgulho feroz que muitas mulheres acham inspirador. Se alguém a chama de prostituta, ela agradece. Ela tem as melhores respostas do mundo a perguntas sobre seus seios. E ela adverte quem a chama de vítima, porque ela diz que diminui as vítimas reais. As mulheres elogiam sua coragem e descobrem solidariedade inesperada com ela, e tweetaram coisas como: "Seja você uma estrela de cinema adulta, uma professora ou qualquer outra pessoa, se for mulher, você será chamada de prostituta um dia".
Depois, há o caso de Summer Zervos, uma ex-participante do Apprentice que entrou com uma ação de difamação contra o presidente por chamá-la de mentirosa quando ela o acusou de assédio sexual. Esse caso está se movendo lentamente pelos tribunais, mas pode resultar em um desfile de outros acusadores se aproximando para dar testemunho juramentado de suas queixas, para finalmente chegar ao tribunal
É uma ironia particular que essas mulheres que Trump tanto tentou silenciar apresentem o mais imediato risco para o sucesso de sua presidência - mesmo quando uma frota de advogados do FBI investiga sua campanha. O comitê editorial do Wall Street Journal colocou desta forma: “O caso de Stormy Daniels é típico do comportamento pré-presidencial de Trump ao pensar que pode, com ameaças e desentendimentos suficientes, acabar com qualquer coisa. Ele nunca entendeu que um presidente não pode se comportar dessa maneira, e isso pode ser a causa de sua queda. ” Toda a saga parece um mito grego em que os destinos - a quem chamamos de Stormy, Summer e Karen - assumem um rei desonesto que até agora lhe escapou.
Fonte: SUSANNA SCHROBSDORFF /Time.
Nenhum comentário:
Postar um comentário