sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Malala - Coragem contra a Intolerância!



Escrevo hoje sobre MalalaYousafzai, que é uma jovem paquistanesa, ativista e blogueira que demonstrou uma coragem fora do comum para uma menina de sua idade, principalmente vivendo onde vivia, sob um regime intolerante que trata as mulheres com total falta de respeito e como mero objeto para os homens, onde nem mesmo direito à educação elas tem.

Ela fala pachto e inglês e é conhecida por seu ativismo em favor dos direitos civis, especialmente os direitos das mulheres do vale do rio Swat, onde o Taliban proibiu a frequência escolar de meninas. Aos 13 anos, MalalaYousafzai alcançou notoriedade ao escrever um blog para a BBC sob o nome de Gul Makai, explicando sua vida sob o regime do Tehrik-i-Taliban Pakistan e as tentativas de recuperar o controle do vale após a ocupação militar que obrigou-os a ir para as áreas rurais. O Taliban forçou o fechamento de escolas particulares e proibiu a educação de meninas entre 2003 e 2009.

 Moradora do Swat Valley, área do Paquistão que foi dominada pelo grupo fundamentalista islâmico em 2009, ela foi uma das principais vozes na luta contra a proibição das meninas de frequentarem as escolas.  Aos poucos, a adolescente que sonhava em ser doutora e promover educação para todas as crianças em seu país se tornou um ícone de luta e resistência.  No entanto, a militância não agradou aos fundamentalistas assassinos  e, no dia 9 de outubro, membros do grupo invadiram o ônibus escolar no qual ela estava e atiraram em sua cabeça e pescoço, ferindo-a gravemente.

  O ataque gerou revoltas e protestos ao redor do mundo. No Paquistão, centenas de pessoas se mobilizaram para declarar apoio à causa, entre eles, dezenas de meninas segurando cartazes com os dizeres “Eu sou Malala”, deixaram bem claro que a luta dela não foi em vão. Até mesmo o ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown pediu que seja declarada uma data mundial para reivindicar que todas as meninas no mundo possam ir à escola sem correr quaisquer riscos ou sofrer represálias.

 Ainda bem que Malala, está se recuperando bem no hospital e não corre mais risco de morte. Certamente ela é um exemplo de coragem para muitas jovens hoje que também sofrem com falta de liberdade para  estudar ou de levar uma vida digna que todas as mulheres merecem.

Eli



Nenhum comentário:

Postar um comentário