terça-feira, 14 de agosto de 2012

Lula Tem Culpa No Cartório?


 




Assistindo ontem o Jornal da Record, na reportagem sobre o mensalão, gostei de ver quando o advogado Luiz Barbosa, que defende o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) no processo do mensalão, pediu a inclusão do ex-presidente Lula na relação de réus ou mesmo que venha a ser alvo de uma ação em separado, acusando-o de chefiar o esquema de compra de votos de parlamentares para que votassem favoravelmente a projetos de interesse do governo.
Segundo as palavras de Barbosa, “(Lula) É safo, é doutor honoris causa, e não só sabia como ordenou (o mensalão). Aqueles ministros eram apenas executivos dele. Os auxiliares obedeceram o patrão e o patrão ficou de fora. O procurador-geral deixou de fora (do processo)”.
O advogado criticou duramente o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, por não haver dado consequência à representação em que ele requereu a inclusão de Lula no processo. Gurgel tinha o prazo legal de quinze dias para transformar o requerimento em diligência, formalizar a denúncia contra Lula na Justiça ou simplesmente arquivar a representação, mas nada fez.
Luiz Barbosa afirmou que, apesar da acusação afirmar que ministros e o PT pagavam para partidos votar no Congresso, o presidente Lula tinha responsabilidade e sabia. “Tudo isso aconteceu sob suas barbas e nada. Não só sabia como ordenou tudo isso.” Todas as emissoras noticiaram o mesmo fato. E lendo as notícias de hoje, observei que a assessoria de Lula afirmou que ele manterá distância do assunto e não vai se pronunciar sobre as acusações de advogados. É lógico que dizendo que gostei dessa afirmação, não estou ao mesmo tempo dizendo que Roberto Jefferson é inocente. Longe disso!  É que esse advogado foi o único que colocou realmente o dedo na ferida! E aí fica a pergunta no ar: O ex-presidente sabia ou não sabia sobre toda essa movimentação milionária do mensalão? Eu particularmente tenho minhas dúvidas! Como um presidente da Nação não vai saber, ou pelo menos desconfiar do que estão fazendo seus ministros? É claro, quem sou eu para afirmar alguma coisa? Mas como diz o ditado: "Onde há fumaça, certamente há fogo!"

Eli

Nenhum comentário:

Postar um comentário