Ficou com nojo? Então se prepare: seu celular tem 10 vezes mais bactérias que causam náusea e problemas estomacais do que um banheiro. É muita sujeira.
O problema, segundo a pesquisa da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, é que os celulares ficam muito perto da nossa boca e em contato com as mãos – dois pontos cheios de bactérias. E eles ainda rodam de mão em mão, sem nunca serem limpos. Imagine a festa de microorganismos no seu telefone…
O biomédico Roberto Figueiredo recolheu amostras dos celulares e também das solas dos sapatos. Depois ele limpou os mesmos celulares e fez nova coleta. Tudo foi levado para o laboratório. O resultado das análises comprovou: um celular tem tanta bactérias quanto uma sola de sapato.
“Só que as origens são diferentes. No celular, essas bactérias vêm da saliva ou da mão da pessoa que segura esse celular. Na sola do sapato, as bactérias vêm de diversas origens, como o solo, terra, poeira. Mas não fique assustado, você tem resistência suficiente para impedir que elas causem alguma doença. A não ser que você tenha algum problema de saúde que deixe sua resistência comprometida”, explica o biomédico.
A análise feita nos celulares limpos mostra o efeito de uma simples “faxina”. Para deixar seu celular livre de bactérias é só passar algodão ou lenço de papel com um pouquinho de álcool isopropílico.”Este álcool é volátil e não chega a atrapalhar o mecanismo do celular. E onde vai encontrar? Na farmácia, em qualquer farmácia”, ensina Roberto Figueiredo.
Limpar o celular uma vez por semana resolve o problema. Mas atenção: a “faxina” tem que ser diária se o dono do celular tiver contato com doentes, como é o caso de médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório. Ou se estiver com gripe, dor de garganta e cárie. Logicamente, deve-se sempre ler o manual para ver se há algum problema em usar álcool isopropílico para limpeza.
Mas eles não são os únicos sujinhos. Pesquisadores britânicos descobriram ainda que os caixas eletrônicos têm tantas bactérias quanto um banheiro público. E esse teclado de computador na sua frente também é vilão: tem 5 vezes mais sujeira do que a média das privadas.
É, não custa tomar mais cuidado e limpar, uma vez ou outra, seu celular ou o teclado.
Fonte: Superinteressante/Carol Castro
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário