Autoridades americanas afirmaram que até 10 mil pessoas podem
estar em risco devido ao surto de um vírus incurável surgido no parque Nacional
de Yosemite, na Califórnia.
Seis visitantes que estiveram em uma área de camping do parque contraíram um
hantavírus - dois dos quais já morreram.A doença ataca os pulmões e não tem cura. Ela provoca sintomas semelhantes aos da gripe e demora semanas para se desenvolver.
Autoridades de saúde disseram acreditar que o surto foi causado pelo contato de ratos com campistas que estiveram na região. As infecções acontecem por meio da respiração de poeira contaminada por fezes de roedores.
Os hantavírus são bunyavírus relacionados remotamente com o grupo dos vírus da Califórnia que provoca encefalite. Estão presentes em todo o mundo, na urina, nas fezes e na saliva de vários roedores, incluindo as ratazanas do campo e os ratos de laboratório. Contrai-se a infecção ao ter contacto com roedores e as suas dejecções ou possivelmente ao inalar partículas de vírus presentes no ar. Não existe evidência de contágio entre pessoas.
Recentemente verificaram-se surtos de infecção por hantavírus no Sudoeste dos Estados Unidos, numa variante que afecta os pulmões. Contudo, os mesmos vírus e outros relacionados com eles foram encontrados em outras zonas dos Estados Unidos e é possível que existam em todos aqueles sítios onde vivam os hospedeiros adequados.
Sintomas
A infecção renal pode ser ligeira ou grave. A forma ligeira começa subitamente com temperatura elevada e dor de cabeça, costas e abdómen. Ao terceiro ou quarto dia, aparecem na membrana branca dos olhos e no véu do palato umas pequenas placas semelhantes a hematomas juntamente com uma erupção cutânea localizada no abdómen. Cerca de 20 % das pessoas adoecem gravemente e experimentam uma certa sonolência. A função renal deteriora-se, pelo que se acumulam substâncias tóxicas no sangue e isso causa náuseas, perda de apetite e fadiga. A erupção cutânea desaparece em aproximadamente 3 dias. O volume da urina torna-se maior do que o normal e o doente recupera depois de várias semanas.
A forma séria e grave da infecção renal inicia-se de forma semelhante, mas a temperatura é mais alta no terceiro ou quarto dias. Um primeiro sintoma típico é a vermelhidão do rosto, que lhe dá o aspecto de queimado pelo sol. Se se comprimir ligeiramente a pele, produz-se uma marca vermelha e persistente. Entre o terceiro e o quinto dia aparecem manchas punctiformes (petéquias), primeiro ao nível do véu do palato e depois sobre qualquer superfície da pele que sofra pressão. Quase ao mesmo tempo produz-se um derrame de sangue por trás da parte branca dos olhos.
Aproximadamente durante o quinto dia, a tensão arterial pode baixar e produzir-se choque. Pelo oitavo dia, a tensão volta à normalidade, mas baixa a produção de urina. Esta volta a aumentar cerca do décimo primeiro dia. Nesse momento uma hemorragia, particularmente no cérebro, pode causar a morte. A infecção renal por hantavírus é fatal em cerca de 5 % dos casos. Algumas das pessoas que sobrevivem apresentam uma lesão renal permanente.
Fonte: BBC Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário