segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O 4º Poder.





Uma colega minha me enviou um texto que eu achei muito interessante, visto que mostra a realidade do papel das grandes emissoras do nosso país. Depois que li, cheguei a conclusão de que ela esta completamente certa! Leia abaixo na íntegra e tire suas próprias conclusões:



O 4° poder

Na atualidade, como todos nós sabemos, ou deveríamos saber, a mídia possui profundas ligações com interesses políticos e econômicos, especialmente no Brasil. Essa tendência faz com que os meios de comunicação sejam não apenas transmissores de mensagens, mas também fomentadores de crenças, culturas e valores destinados a sustentar os interesses econômicos e políticos que representam. 
Exemplificando, toda emissora de TV no Brasil é concessão pública, e isso gera um dos maiores mistérios da humanidade. Como algo com o rabo preso consegue produzir tanta merda? (se me permitem o impropério) 
Piadas à parte, é notável que entramos na era em que ler é chato, o ideal é mesmo ver. Tal fenômeno pode ser analisado através da preferencia de assistir a adaptação de um livro, no cinema. E muitas outras ditaduras da televisão, como por exemplo, a imposta trilha sonora de novela Global, que se espalha como um vírus e faz a população ACHAR que gosta de determinado estilo musical. O padrão de beleza, as tendências da moda, o que você come, o incentivo ao consumismo, é tudo ditado pela mídia. A "adultização" infantil, acaba com a infância de nossas crianças... E outros diversos exemplos de manipulação, controle, dentre eles, o que observei a pouco tempo, a política.

Acreditar que todo político é corrupto, vender votos, condenar um partido todo pelo erro constante de um político, se manter neutro em relação a cidadania, é se render a manipulação, é beber uma taça de estrume oferecida pela mídia. Uma das taças mais importantes que são distribuídas de forma homogênea e dosadas de acordo com os interesses. 

Os escândalos na política, mostrados pela mídia, são uma forma de expurgar os cidadãos do interesse político. Pode parecer estranho, mas esses escândalos são de suma importância para sustentar a ideia de que a corrupção é integral. Notem o quão foi impactante e polêmico o caso do Mensalão, Demóstenes Torres (ex-DEM GO), Cachoeira, Lula e Maluf, etc... Nós nos indignamos ao ver coisas assim nops noticiários, e não tiro nossa razão, mas não podemos deixar de notar o quanto polêmicas como essas, afastam o cidadão do interesse político. Por favor, não estou aqui defendendo político ladrão, nem negando a existência deles, muito pelo contrário, despertar o teu - nosso - interesse por política, é denunciar a maior forma de alienar a população, forma essa que eu chamaria de: CENSURA DISFARÇADA. Eles informam os cidadãos das patifarias cometidas pelo governo, porém ao mesmo tempo alimentam a nossa aversão a política. Não sei se descobri isso tarde, mas....

Por que ninguém gosta de política? E por que a grande maioria acha que política é sinônimo de corrupção? Não é à toa. O sistema trabalha pra isso, pra que a política seja desinteressante aos olhos da massa, pois os poderosos sabem que existem pessoas do bem - como nós - que lutariam pela queda do mau. 
O certo aqui é que o governo tema seu povo e não o povo tema seu governo.

Estou cansada, exausta dessa politica atual customizada e destinada a falhar, a corromper e injustiçar! Chega de aceitar que os efeitos dessa droga chamada mídia continue a nos atingir de forma tão brutal. 
Precisamos despertar os jovens para o mundo da política.
Precisamos de líderes que não se deixem corromper por papel verde. Lideres do bem, com visão, com compaixão, com compreensão. 

Pra cima deles povo do bem! Somos o poder!

Larissa Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário